18/04/15

Um cantinho




Um cantinho para deixar a saudade se expressar...
um cantinho para amar...
 saborear um vinho e um chocolate,
 talvez um bom livro 
e depois adormecer!






13/04/15

Günter Grass - Nobel da Literatura 1999



Morreu o escritor alemão e Nobel da Literatura Günter Grass, aos 87 anos. A notícia foi dada pela sua editora Steidl, que confirmou que o autor faleceu esta segunda-feira, 13 de abril, num hospital da cidade de Lübeck, no norte da Alemanha. Não especifica, no entanto, a causa da morte. A imprensa alemã descreve-o como o Nobel da Literatura que “quebrou tabus” e que viveu toda a sua vida com “um espírito rebelde”.

Para a Teresa


Boa sorte! 

Pintura de Vladimir Kush  

                    Vladimir Kush                                                                                                        SC

Dora Bruder





Anos atrás, o narrador deparara-se com um anúncio publicado no Paris-Soir de 31 de dezembro de 1941: «Procura-se uma rapariga, Dora Bruder, de 15 anos…» Quem era Dora Bruder? Desde esse dia, o destino da jovem judia enredada nas malhas da ocupação nazi nunca mais o largou, obcecado que estava em reconstruir a sua história até aos momentos finais no campo de Auschwitz.

Este livro (como, aliás, toda a obra do autor) é assim um combate contra o esquecimento, uma afirmação portentosa dos caminhos redentores da memória - contra tudo aquilo que nos macula e destrói. Com ele, Modiano escreveu porventura a sua melhor obra - e uma das mais notáveis da moderna literatura francesa.