28/01/14

800 anos de Língua Portuguesa


"Sabia que a Língua Portuguesa comemora este ano 800 anos?

 Eu não sabia. 

Aprendi."

ver aqui na visao

Com cerca de 230 milhões de falantes, a língua portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo. É a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste, S. Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. É também uma das línguas oficiais de Macau (China) e da Guiné Equatorial (desde 2007). É ainda falada nos antigos territórios da Índia portuguesa (Goa, Damão, Diu, Simbor, Gogolá, Ilha de Angediva, Dadrá e Nagar-Anveli) e em pequenas comunidades que faziam parte do império português na Ásia.





Decorrerá entre 5 de maio de 2014 (Dia da Língua Portuguesa instituído pela CPLP) e 10 de junho de 2015 o evento de celebração “8 Séculos da Língua Portuguesa”, organizado pela Associação com o mesmo nome, tendo em vista a valorização e a visibilidade da Língua Portuguesa, enquanto língua oficial de oito países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais.

Pretende-se, com esta iniciativa, assinalar os 800 anos da Língua Portuguesa, tendo por base os primeiros documentos escritos em português – Testamento de D. Afonso II (1214), Notícia dos Fiadores (1175) e outros documentos.