25/01/13

Sophia

Sophia, longínqua filha de Rousseau, à falta do mar, do seu mar, perdia-se na comtemplação   extasiada dos lagos e dos choupos e das faias que a perder de vista nos debruavam."
                                                                                                                                Eduardo Lourenço
 
 Dia do Mar,1ª Edição, Lisboa, 1947


S. Macaio

  abordar o tema "O Mar"...


O Plano Regional de Leitura  (PRL ) definiu como linhas de abordagem do tema " O Mar", para a Semana da Leitura, a elaboração de uma notícia,  para os alunos do ensino básico e de um  texto argumentativo para os alunos do ensino secundário.

Deixo aqui esta sugestão...

 


“São Macaio” é uma canção dançada nos Açores. Foi sobretudo na ilha Terceira que a sua tradição se generalizou. Tudo leva a crer que o seu nome original seja São Macário e que o nome com que ficou conhecido seja já uma degeneração do primei­ro. Acredita-se que São Macário seria um navio que andava entre as ilhas e o Brasil e que teria naufragado numa das suas viagens. Pois como diz a canção; ‘São Macaio, deu à costa…) toda a gente se salvou…(…) só o São Macaio é que não”. (fonte )
Versão de “Samacaio” pelo Grupo Folclórico e Etnográfico da Associação Cultural Lajense da Ilha das Flores.

Canção do Mar


 

Em março - Semana da Leitura

 Tema: O Mar


Foto António Araújo - Nadine 2012 -vista dos Biscoitos para Altares Ilha Terceira
De 11 a 15 de março de 2013, a Semana da Leitura celebra a Leitura e o Mar, desafiando crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral, de autarquias a empresas, de escritores e artistas a individualidades públicas, a unirem-se na grande festa do livro e da leitura.

Nesta 7ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos setores da comunidade.
 
Motes

Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas, que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), desafiando a imaginação e a criatividade.
As iniciativas/ atividades a desenvolver deverão ser enquadradas por áreas diversas, como as que se sugerem:
Oceanos/ Fauna / Flora / Povos / Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia/ Vida/ Ambiente/ Planeta Azul/ Consumo/ Tecnologias/ Profissões / Gastronomia/ Moda/ Arte/ Turismo/ Saúde/ Lazer/ Transportes…
No âmbito da Semana da Leitura, será promovido o Concurso «Eu Escrevo» que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado enraizadas na transversalidade curricular e que se centrará, tal como esta edição da Semana da Leitura, na relação LEITURA – MAR.
O Concurso, que tem uma abrangência nacional, terá como público-alvo as crianças e jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.

Sugestões:
 
O desenvolvimento de atividades realizadas no âmbito da Semana da Leitura poderá beneficiar, entre outras, com as sugestões de atividades propostas no Kit do Mar disponíveis no sítio eletrónico da EMEPC , apresentadas em fichas como “Mergulhar com a Menina do Mar”, “A arte e o mar!” ou “Mar de palavras”.
 
- Regulamento do Concurso «Eu Escrevo».



Ler on line:

 

                                                                                                    In PNL, ver Aqui

24/01/13

Concurso Nacional de Leitura

A primeira eliminatória foi a 7 de janeiro




No passado dia 7 de janeiro, entre as 13h30 e as 14h45, estiveram em competição, na nossa escola,  a realizar a primeira eliminatória para o  Concurso Nacional de Leitura,  dez alunos  do 3º ciclo e seis  do ensino secundário.

O local da realização da prova do ensino secundário foi na nossa biblioteca.
Parabéns a todos os participantes!