16/11/12

 Hoje, 16 de novembro, a Fundação Saramago festeja os 90 anos do escritor com "Dia do Desassossego"

 

Nascido em 1922, na Azinhaga, José Saramago - distinguido com o Nobel da Literatura em 1998 - viria a falecer em Lanzarote, em 2010, com 87 anos.

As celebrações dos 90 anos de Saramago juntam-se em Lisboa, na Casa dos Bicos, à comemoração do 30.º aniversário da edição do Memorial do Convento, com uma série de eventos.
Com esse espírito, os apreciadores da obra de Saramago, e também de Fernando Pessoa, autor de O Livro do Desassossego, são convidados a sair à rua com as obras para ler e partilhar.

Memorial do Convento foi publicado inicialmente no ano de 1982, e é por muitos considerado o melhor livro de José Saramago, ao lado do Evangelho Segundo Jesus Cristo, A Caverna e O Ano da Morte de Ricardo Reis.
 A história ocorre no período da construção do riquíssimo convento de Mafra, quando El-rei D. João V cumpre a promessa feita aos franciscanos de que caso lhe nascesse um herdeiro, mandaria levantar a obra para a congregação. Mas a história não trata apenas desse facto, pois corre paralela a narrativa da construção duma passarola pelo padre Bartolomeu e a do romance de Baltasar Sete-sóis e Blimunda Sete-luas.

O interessante nesta obra é que o autor não se dispôs a escrever um livro que retratasse puramente fatos históricos, mas sim mescla a ficção com a realidade e cobre tudo com o manto do fantástico, técnica argumentativa que dá ao leitor a sensação de que está dentro daquele episódio da leitura lusitana.

De fina ironia, satiriza o autor os usos e costumes da Igreja Católica da época, torna os membros da família real caricaturas e exalta os trabalhadores do convento, tornando-os os verdadeiros heróis da trama.


14/11/12

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Concurso Nacional de Leitura
Divulgação de obras -  1ª fase

O Plano Nacional de Leitura, PNL, abriu, a 22 de Outubro de 2012, a 7ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, CNL. De acordo com o previsto para esta edição, serão envolvidas neste processo, pela primeira vez, as escolas dos Açores, públicas e privadas com 3.º ciclo e ensino secundário.

O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

A 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura decorrerá ao longo do 1º período escolar e nas duas primeiras semanas do 2º período, sendo organizada de modo descentralizado, em cada uma das escolas que aderirem a esta iniciativa.

Embora na maioria dos casos a coordenação seja assegurada por docentes da área do Português ou pelo Professor Coordenador da Biblioteca Escolar, qualquer professor da escola poderá aderir com alunos das suas turmas ao CNL.

 Haverá, nas ilhas com mais do que uma unidade orgânica com 3.º ciclo e secundário, uma fase intermédia (fase de ilha), antes da final regional. Esta, por sua vez, equivale à final distrital do continente.

A informação relativa ao CNL 2012 / 2013 pode já ser consultada na página de CONCURSOS do PNL e no respetivo Blogue.

As obras selecionadas na Escola Secundária Vitorino Nemésio, pelo Departamento de Línguas Românicas foram:

Ensino Básico


Os ciganos, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares



Mensagem de Pedro Sousa Tavares



A Pérola, de John Steinbeck

Ensino Secundário

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
Os alunos deverão dirigir-se à Biblioteca para requisitarem  as obras propostas. As provas serão elaboradas com base nestas obras, que os alunos interessados devem, a partir de agora, começar a ler. As provas terão lugar previsivelmente no início de janeiro 2013, para se dar tempo para a leitura. Os alunos interessados vão dando a indicação do nome, número, ano e turma ao respetivo professor de Português, até ao final deste 1º Período.*
* A Biblioteca Escolar em  parceria com o Departamento de Línguas Românicas.