09/11/12

24 de outubro, dia da Biblioteca Escolar


Segundo os princípios estabelecidos pela  International Association of School Librarianship (IASL), o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... "A decisão tomada na nossa biblioteca foi para que o dia 24 de outubro fosse  o dia consignado, permitindo, deste modo, à escola a preparação atempada de atividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as ações que possam levar a efeito noutros dias do mês. 


Cartaz da 1ª Semana da BE - Autoria S.C.


Sobre Livros
 

08/11/12

Semana da Biblioteca Escolar da ESVN - 2012

"Semana da Biblioteca Escolar" da ESVN - 2012 / 2013

O mês de outubro foi designado para comemorar as Bibliotecas Escolares

Ora vejamos as fotos dos preparativos: cartazes, painéis, bandeirinhas e flores anunciavam a "Semana da Biblioteca 2012".



Escadas de acesso à Biblioteca


Hall de entrada da Biblioteca com exposição de desenhos sobre "Aventuras passadas na Biblioteca" - 7º ano


Portas de acesso ao refeitório


Entrada de Alunos

Expositor do PRL,  Placard da CDU, e Cerra-Livros

Árvore dos "Amigos da Biblioteca"

Exposição de livros por classes da CDU

As cores das Classes da Classificação Decimal Universal -CDU
Cartaz de divulgação do Evento

Exposição de marcadores de livros, elaborados por alunos do 8º e 9º anos

Plano visto  da entrada da Biblioteca

Ler Açores - Plano Regional de Leitura: Atualizada a lista de livros do PNL

Plano Regional de Leitura: Atualizada a lista de livros do PNL: A lista de livros sugeridos pelo PNL foi atualizada para 2012/13 e poderá ser consultada neste endereço .

Bibliotecas Escolares: Escola Secundária Vitorino Nemésio - Semana da Bib...

Escola Secundária Vitorino Nemésio - Semana da Biblioteca Escolar

Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012, decorreu a "Semana da Biblioteca Escolar", na Escola Secundária Vitorino Nemésio, envolvendo a participação de alunos do ensino básico e ensino secundário, bem como a colaboração de professores e funcionários.

Do programa constaram atividades diversificadas, desde os preparativos para a ornamentação dos espaços, passando pela elaboração de marcadores de livros (8º e 9º anos), pela "oficina de escrita" e respetivas ilustrações sobre o tema " Uma Aventura  na Biblioteca" e a Hora do Conto (7º ano), até à encenação de pequenos textos representativos do pensamento de figuras, personagens e personalidades do Conhecimento Universal, pelo Grupo de Teatro da E.S. Vitorino Nemésio.



Na Hora Conto

Grupo de Teatro Vitorino Nemésio


Natália Correia, Recintando o poema "Resposta ao Morgado"

Romeo and Juliet com "Juras de amor eterno"
O ponto alto das atividades centrou-se no dia 24 de outubro, dia da Biblioteca Escolar,  com o "Almoço da Biblioteca", para toda a comunidade, subordinado ao tema CDU onde, sentados numa mesa de honra, conviveram com o anfitrião, Vitorino Nemésio, ilustres convidados do Conhecimento Universal: Galileu, Pitágoras, Sócrates, Gil Vicente, Camões, Fernando Pessoa, Egas Moniz, Pe. António Vieira, Amália Rodrigues, Madame Curie, Edith Piaf, Natália Correia, Cristiano Ronaldo, Romeu e Julieta entre outros...




Preparação do Almoço do dia da Biblioteca
Ilustres convidados  Grupo de Teatro . representação das classes da CDU
 

Pormenor de um livro nas Visitas Guiadas

Maletas Pedagógicas para transporte de Dicionários de Língua Portuguesa, Inglesa e Francesa


  As Visitas Guiadas à BE também se demarcaram, pelo entusiasmo dos alunos  em conhecer os diferentes espaços da Biblioteca, as classes da CDU, a colocação dos livros nas estantes e pelo interesse em conhecer os  vários livros expostos.

A inauguração das "Maletas Pedagógicas" e a "Oficialização dos Amigos da BE"  também foram motivadoras para os mais jovens que aderiram a estas iniciativas de forma espontânea e entusiasta.

Por fim, foi apresentado um Power Point sobre as zonas e procedimentos a ter na BE, co-elaborado por uma aluna  do Curso Profissional de Informática.

O encerramento desta semana foi marcado por uma surpresa: a chegada da mascote da Biblioteca Escolar, a "BÉ", para encanto de miúdos e graúdos.

Esta semana integrou-se no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, como parte integrante  do Plano de Atividade da  Biblioteca.


A Biblioteca Escolar, na pessoa da sua coordenadora agradece, muito reconhecidamente, toda a colaboração prestada por  todos quantos   com o seu trabalho, empenho e disponibilidade,  nomeadamente  os membros do Conselho Executivo, tornaram possivel esta atividade em prol da transversalidade e da partilha de  saberes.

A Coordenadaora da Biblioteca Escolar
Silvana Correia

* Brevemente serão publicadas mais fotos sobre esta atividade.

Ler é crescer!

A Leitora, de Pablo Picasso


 Tornou-se quase uma obrigação, diria até uma necessidade, nesta  era das tecnologias, a criação de um blogue para qualquer serviço que se preze. Com este tipo de suporte já não sentimos aquela necessidade de nos deslocarmos ao espaço certo para obtermos informações, pois elas entram-nos ecrã dentro , desde que tenhamos a vontade e os meios para  as procurar numa página web. Nisso, qualquer biblioteca fica a perder, em frequência de utilizadores e em manuseamento de livros, se o conceito de biblioteca for o mais tradicional. O certo é que hoje se lê mais, embora isso não signifique que se leia melhor.
Tentarei manter informados os possíveis seguidores deste espaço, que é destinado, essencialmente, aos alunos desta unidade orgânica, de modo a  descobrirem,   aqui,  mais uma fonte clara  de leitura   e também  de busca pelo saber.
Como "o verbo ler não suporta imperativo", máxima de Daniel Pennac, apenas vos desejo boas leituras e bons momentos de crescimento interior e partilha de aprendizagens, por forma a serem cidadãos mais esclarecidos.

A coordenadora da BE
Silvana Correia - SC